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quinta-feira, 16 de junho de 2011

DiRT 3

Enquanto uns gastam horas incontáveis a ver carros de Formula 1 a dar mais 50 voltas ao mesmo circuito, e outros a ver carros de competição a correr por 24 horas seguidas, eu sou mais de ver corridas de Moto GP, ou acima de tudo, ver as provas de WRC, aquele que é para mim, sem margem para dúvida, um dos desportos motorizados mais impressionantes, empolgantes e daqueles que mostram quem é que tem mãozinhas para conduzir carros poderosos sobre terra batida, lama e até gelo.

Depois de algum tempo sem acesso a um jogo puro de Rally durante uns anitos, a atribuição da licença da competição de WRC à Black Bean acabou por resultar bastante bem, mas não ao nível das grandes expectativas dos fãs de Rally. A pensar nisto, a Codemasters meteu mãos à obra e esteve todo este tempo a criar DiRT 3, o sucessor da série Colin MacRae Rally, que continua a dar cartas, embora não tenha acesso à licença oficial do campeonato de Rally.




Então o que diferencia DiRT 3 dos rivais mais directos? Simples: a sua jogabilidade, atenção ao pormenor, conteúdo e progressão a nível de jogo e etapas a concluir. Mas para perceber isto melhor, há que explorar os modos de jogo de DiRT 3, assim como o funcionamento dos mesmos.

Quando ligam DiRT 3 pela primeira vez, vão poder criar o perfil de piloto, com base em dados como o vosso nome e país de origem. De seguida podem escolher entre vários modos, começando com Dirt Tour, o modo principal; seguindo-se o Multiplayer; Singleplayer; My Dirt; VIP Pass e as clássicas opções.




Regressando então ao modo Dirt Tour, é aqui que grande parte da acção se vai passar, pois é neste modo que vão viver a vossa carreira ao longo de quatro grandes conjuntos de provas, incluindo algumas extra, que vos colocam missões com vários objectivos.

Entre as provas disponíveis, vão poder competir em provas de Rally, que simula uma etapa de Rally comum; Rally Cross, onde competem com outros carros de Rally ao mesmo tempo em pista fechada; Drift, que tal como o nome indica, faz com que tenham de acumular pontos enquanto fazem Drifts perfeitos; Trail Blazer, uma competição de Rally com carros de turismo e sem co-piloto; Gymkhana, uma zona aberta repleta de obstáculos para fazer Free-style e, por fim, Land Rush, uma competição em pista fechada, que coloca Pick-ups e Buggies em confronto.




Todos os modos incluídos funcionam bastante bem e oferecem uma adrenalina enorme, seja a bordo de um carro de Rally ou de uma Pick-up Truck. Cada carro e classe comporta-se de forma independente consoante o terreno em que está encaixado, o que torna tão perigosa uma vala das pistas da Finlândia como os buracos no alcatrão do Kenya.



A progressão no modo Dirt Tour ainda é longa e difícil, especialmente com a variação de dificuldade. Se forem novatos, podem sempre jogar com as assistências ligadas, linha de ajuda e uma inteligência artificial mais fraca. Porém, é no modo Advanced que o verdadeiro desafio está presente, não havendo aqui qualquer tipo de ajudas, e toda a concorrência passa a ser ainda mais complicada de bater.

Quando acabam uma prova são recompensados com pontos de campeonato, os quais desbloqueiam as etapas seguintes, e pontos de reputação. Os pontos de reputação são altamente importantes, pois estes abrem caminho para novos carros e patrocinadores, sendo que estes últimos oferecem novas pinturas para os carros. Os pontos de reputação são adquiridos consoante a vossa prestação e a quantidade de vezes que usam Flashbacks, ou seja, os rewinds que fazem o tempo recuar até alguns segundos antes de um acidente violento.



Mas DiRT 3 não é apenas o Dirt Tour. Sem sair do modo para um jogador, podem ainda fazer várias competições de tempo cronometrado (Time Trial) e de corridas únicas (Single Race). Embora não seja um modo onde vão gastar muito tempo, é ideal para treinar ou mostrar aos amigos algumas das competições de forma mais descomprometida.

Falando em amigos, não se esqueçam de os convidar para umas partidas de DiRT 3, pois a Codemasters não deixou de lado o modo multijogador local, nem uma vertente online bastante completa. Começando com o multijogador local, podem jogar com mais uma pessoa em todo o estilo de provas de corrida, havendo a opção para participações independentes e em equipa.
É verdade que a fluidez e os gráficos sofrem um pouco com a divisão do ecrã, mas isso não impede que o multijogador seja realmente divertido, especialmente numa prova de Trail Blazer em modo de equipa.



Em relação ao online, existe um modo carreira para fazer, onde sobem nos leaderboards e ganham pontos de reputação. Podem também competir em várias provas de Rally, e nos famigerados Party Modes, que incluem jogos de competição aberta como: Invasion, onde é preciso atropelar cartões com desenhos de Robôs para ganhar pontos; Transporter, que é o típico Capture the Flag, e por fim, Infection, um jogo de apanhada, onde os carros verdes (infectados) tentam abalroar os outros.
Estes modos são curiosamente divertidos e uma lufada de ar fresco no género, fazendo lembrar também a espaços o clássico Destruction Derby, dado o seu caos.
Não se esqueçam de trazer o vosso VIP Pass, pois DiRT 3 é mais um daqueles jogos que precisam pass para o modo online.
 Como sabem, Rally significa vegetações densas, árvores, terra batida, etc. Como tal, era de esperar que a Codemasters se empenhasse na apresentação visual, mas a fasquia foi novamente aumentada.As pistas estão altamente detalhadas, com vários tipos de condições climatéricas e sistema de dia/noite. A vegetação é realmente diversificada e o desenho dos horizontes está bastante trabalhado. Os pormenores são mais que muitos e, por vezes, até é possível ver alguns espectadores a passar pela pista a correr.
Os carros também estão fielmente reproduzidos e com vários estilos de pinturas visivelmente trabalhadas. Nada falta, sejam carros de Rally, ou Buggies, sendo que nestes últimos até é possível ver o cardado dos pneus.Em termos de trabalho sonoro, DiRT 3 também está a num patamar bastante elevado, com uma boa recriação dos motores dos carros, barulho típico do contacto dos pneus com o asfalto ou com a terra, para além dos sons de chapa batida que esperamos ouvir após um acidente. Tudo está muito bem feito e soa a realismo.

Quanto à banda sonora, podem contar com várias músicas de qualidade, divididas por vários géneros e gostos musicais. Gostam de Hip-Hop? Está cá. Drum n’ Bass? Também. Por isso estão presentes nome como South Central, We Are Scientists, 65daysofstatic, Alter Bridge, Moloko, Chase and Status, entre muitos outros.
As vozes que acompanham ao longo do jogo, apesar de não serem más, tentam ser demasiado “cool” por vezes, o que se torna parvo em determinadas situações.

Falta ainda mencionar o modo Youtube, com o qual, podem carregar até 30 segundos de um segmento de Replay para a internet, infelizmente, o vídeo não passa dos 480p, por isso, podem esquecer as luxosas imagens em HD.



Para finalizar, há que falar da experiência que tivemos ao jogar DiRT 3 com o volante Logitech G27 juntamente com a Baquet da GTOmegaRacing. A experiência positiva de jogar com um volante como o G27 já estava mais que assegurada, mas este responde de forma bastante precisa aos comandos de DiRT 3, além de que é bastante fácil de configurar, sendo apenas necessário reiniciar o jogo após a instalação. Com a Baquet GTOmegaRacing, a sensação de estar ao volante está bem próxima da realidade, faltando apenas o movimento da Baquet para oferecer uma experiência idêntica à de estar na pista, com a vantagem de não sofrerem nenhum acidente.
Nenhum destes periféricos é obrigatório, mas caso sejam fãs de simulação, quanto mais adicionarem, melhor será a experiência.
Não há grande margem para dúvidas: DiRT 3 é o melhor jogo de Rally da actual geração e apenas peca pela ausência da licença oficial do campeonato do mundo de WRC, um número mais curto de pistas do que seria de esperar e alguns loadings mais longos, que segundo pudemos verificar, são ligeiramente mais longos na Xbox 360 do que na PS3, em cerca de 8 segundos.
Se gostam de jogos de corridas, ou apenas de um bom desafio, DiRT 3 é uma aposta mais que boa, sendo para já, o melhor jogo de corrida deste ano.

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