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terça-feira, 14 de junho de 2011

Saltos e histórias: o avanço dos games nos anos 80






Já falamos aqui sobre as novidades que a década de 1970 trouxe para os games. Mas o grande momento de inovações da indústria foi mesmo a década seguinte. Os anos 80 vieram com uma verdadeira revolução na arte de fazer jogos. Selecionamos a seguir dez dos avanços mais significativos da época.

Música de fundo

 

Os sons chegaram aos games em 1972, com Pong, mas a música propriamente dita só viria sete anos mais tarde. Rally-X (1980), da Namco, foi o primeiro a contar com música de fundo, e abriu caminho para que trilhas memoráveis impregnassem as mentes dos jogadores de todo o mundo.
A música de videogame, com o passar do tempo, tornou-se não apenas um aspecto essencial para envolver os jogadores durante as partidas, mas também acabou se caracterizando como um estilo musical particular, com fãs, bandas do estilo (como Os Gameboys), comunidades de remix (como o OverClocked Remix, em inglês) e até espetáculos com orquestra (como o Video Games Live, que passa pelo Brasil todo ano desde 2006).
Cutscenes




Antes dos “filminhos”, os games não eram exatamente um ótimo lugar para se encontrar uma história interessante. Mas ainda que o primeiro jogo a apresentá-los também não tivesse um enredo super complexo, ele abriu caminho para que outros jogos tivessem.

Por mais improvável que seja, Pac-Man (1980) foi o primeiro game com cutscenes (e também o primeiro com mascotes, o primeiro de fuga em labirintos, entre outros pioneirismos). Os pequenos trechos animados eram uma espécie de vinheta cômica na qual os personagens perseguiam uns aos outros. A partir dessa base, outros games começaram a trabalhar mais e mais as sequências não-jogáveis que enriquecem as estórias, para a alegria daqueles que curtem assistir a uma boa animação – ou para o terror daqueles que não têm paciência de esperar aquilo acabar para poder voltar a jogar.
História
 




Falando em história, o primeiro jogo a apresentar uma foi Donkey Kong (1981). Pode-se dizer que os RPGs textuais da década de 70 traziam histórias, mas elas não possuíam personagens bem delineados e nem se desenvolviam totalmente dentro do jogo.
Neste caso, temos um enredo simples, claro e totalmente “in-game”: um gorila rapta uma donzela indefesa, um herói surge para salvá-la e derrota o vilão. E com isso os games ganharam mais uma ferramenta para trazer o jogador para dentro de um mundo diferente, se aproximando cada vez mais do efeito de imersão que têm os livros e os filmes.

Plataforma
 

 


 Donkey Kong também foi o primeiro de um dos gêneros mais significativos da história: os jogos de plataforma. Se hoje, num game, parece natural para você pular – seja para matar um inimigo, atingir um lugar mais alto ou seguir em frente sem cair num buraco infinito rumo à morte certa –, é porque um dia foi criado o Jumpman (hoje conhecido como Mario).

Deste conceito simples surgiram milhares de jogos e de personagens: até hoje, além de Mario, temos Lara Croft, Sonic, Mega Man e outros tantos pulando de lugar em lugar em busca de alguma coisa – e provavelmente continuaremos vendo essas mesmas caras por muito tempo fazendo a mesma coisa. E não nos cansaremos.



 

Game World 2011 reúne novidades, belas modelos e vários nerds







O Game World 2011, que acontece de 11 a 13/03 no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, dá o gostinho do que um evento de games tem a oferecer: jogos ainda inéditos no Brasil, consoles novos (como o Nintendo 3DS) e belas modelos a caráter para deixar o publico masculino contente.

Entre as novidades mais quentes apresentadas estão o console Nintendo 3DS, os games Dragon Age 2 e Dead Space 2. Há diversos estandes para se divertir com Kinect, PlayStation Move, computadores envenenados pela Nvidia e AMD, estandes para jogar os MMOs da Level UP! e, como não poderia faltar, modelos em trajes típicos dos jogos e expondo cada uma das novidades. Confira a programação e endereço no site do evento. Veja abaixo as fotos do dia 11 (sexta-feria) e tenha uma ideia do que te espera.



















Atividade de criança? Média de idade dos gamers nos EUA é de 37 anos

Pesquisa da Entertainment Software Association revela dados curiosos sobre o perfil dos jogadores

Será que os pais andam mais viciados nos videogames do que seus filhos? Uma pesquisa da Entertainment Software Association nos Estados Unidos revela que a média de idade dos jogadores naquele país é de 37 anos. E mais: a média de idade dos jogadores que efetivamente compram games é de 41 anos. Em 2011, 29% dos americanos que têm 50 anos ou mais também jogam videogames - um aumento de 9% se comparado à mesma pesquisa, feita em 1999.   Essa mudança no perfil dos usuários está promovendo, também, uma mudança no dia a dia das famílias. A pesquisa apontou que 45% dos pais entrevistados jogam com os filhos pelo menos uma vez por semana.   Os pais entrevistados também parecem estar de acordo com a classificação etária para os títulos. 91% deles são os responsáveis pela compra ou aluguel dos games, e 98% acreditam que a classificação indicativa é justa. Outro detalhe interessante é a forte presença que as mulheres vêm marcando no mundo dos games ultimamente. Hoje, 42% dos jogadores são do sexo feminino.   O mercado dos games anda mais aquecido do que nunca. De acordo com estudos da própria Associação, a indústria movimentou US$ 25,1 bilhões em 2010. Só o mercado de games digitais, incluindo aplicativos móveis e games sociais, registrou um faturamento de US$ 5,9 bilhões no ano passado. 

Fabricante do BlackBerry adquire fornecedora de plataforma para jogos

Por meio de seu blog oficial, a Research In Motion (RIM) – fabricante do BlackBerry – divulgou nesta terça-feira, 7/6, a compra da Scoreloop. Esta última, fornecedora de uma plataforma para desenvolvimento de jogos sociais.

No comunicado da compra, o vice-presidente global de alianças e relações com desenvolvedores da RIM, Tyler Lessard, explica que a equipe da Scoreloop será incorporada ao time de desenvolvimento da Blackberry, “trazendo uma experiência nas ferramentas para criação de jogos sociais e colaborativos para desenvolvedores móveis”, detalha.




Lessard lembra que, recentemente, com o lançamento da BBM Social Platform (Plataforma Social do BlackBerry Messenger), a RIM disponibilizou ferramentas para que os desenvolvedores criem aplicativos sociais . “Nós estamos olhando à frente ao trabalhar com o time da Scoreloop para fornecer as ferramentas que irão permitir à nossa comunidade de desenvolvedores levar os games a um novo nível de integração social na plataforma BlackBerry”, destaca o vice-presidente.

EA Games anuncia The Sims para Facebook

The Sims Social promete dar ao jogador uma sensação mais profunda de interatividade com outras pessoas
A distribuidora e produtora de jogos Electronic Arts anunciou na última quarta-feira (08/06) o jogo The Sims Social para Facebook, prometendo entrar ainda mais no mercado de jogos sociais. O anúncio foi feito durante a Electronic Entertainment Expo, ou E3, evento anual de jogos eletrônicos, em Los Angeles, nos Estados Unidos.




Com a versão do simulador The Sims, a EA promete revolucionar os jogos de Facebook, permitindo que as pessoas se socializem mais profundamente através do game. Ainda não se tem muitos detalhes sobre as opções adicionadas à versão, mas sabe-se que, além de interação com outras pessoas em tempo real, também haverá um modo de construção de casas.

O jogo ainda não possui data de lançamento oficial, mas uma página no Facebook indica que deve chegar em breve.  De acordo com a EA Games, itens especiais e outras exclusividades serão dadas àqueles que "Curtirem" a página.

The Sims é uma franquia criada em 2000 pela Maxis. Ao todo, a série vendeu mais de 125 milhões de unidades, e foi traduzida para 22 idiomas, incluindo português (PT-BR). The Sims 3 foi lançado há dois anos e já vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo inteiro.

Esta não é a primeira aposta da EA Games para o mercado de jogos sociais. No final de maio, a distribuidora anunciou um jogo baseado na franquia Sim City e outro baseado na série de televisão Os Simpsons.

Atualmente, a Zynga faz sucesso com jogos considerados "cópias" dos jogos publicados anteriormente pela EA Games, como é o caso do próprio CityVille (2010). O game social ultrapassou 100 milhões de usuários em menos de um ano, e sempre foi comparado com o jogo SimCity (1989).

Projeto de Lei quer reduzir impostos sobre games

Proposta do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) garante os mesmos benefícios da Lei de Informática para os jogos eletrônicos.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 514/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que estende os benefícios fiscais da Lei da Informática (8.248/91) ao setor de jogos eletrônicos para uso doméstico.
A proposta busca garantir a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes de jogos de computadores e consoles que invistam parte do seu faturamento na pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atualmente, empresas de microcomputadores portáteis, gabinetes, fontes, entre outros, possuem o benefício.
Mendes Thame reapresentou proposta (PL 300/07) do ex-deputado Carlito Merss, que chegou a ser aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, mas foi arquivada com o término da legislatura passada. O projeto do parlamentar está de acordo com o texto que foi aprovado na comissão, restringindo o benefício para jogos de uso domiciliar.
O deputado argumenta que a ampliação do benefício pode incentivar a instalação de empresas de jogos no Brasil e diminuir o contrabando, que chega a 90% das vendas de consoles e jogos no País. “Estimativas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) apontam um elevado crescimento potencial desse mercado, podendo quadruplicar caso venha a ser beneficiado pelos incentivos da Lei de Informática”, diz Mendes Thame.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

2º Dia do Jogo Justo tem "Black Ops", "PES2011" e "Marvel vs. Capcom 3" por R$ 99

Promoção que ocorre no fim de semana oferece 14 títulos, incluindo "Mario Galaxy 2", "Fallout New Vegas" e "Donkey Kong Returns".

Os gamers brasileiros têm motivos para comemorar. Isso porque no próximo fim de semana ocorre o 2.º Dia do Jogo Justo, que trará 14 títulos para PS3, Xbox 360, Wii, DS e PSP por 99 reais cada - a única exceção, feliz nesse caso, é "PES2011" para PSP, que irá custar 59,90 reais.
A lista de jogos em promoção inclui “Call of Duty: Black Ops”, maior lançamento da história do entretenimento, “Marvel vs. Capcom 3”, primeiro título da franquia na atual geração de consoles, e “Super Mario Galaxy 2”, eleito um dos melhores jogos do encanador mais famoso dos games. Além disso, retornam dois dos três games em promoção na primeira edição do evento: “PES 2011” e “Castlevania: Lords of Shadow”.
No total, serão mais de 50 mil unidades dos títulos com desconto à venda entre os dias 21 e 23/5. Segundo o organizador da iniciativa que busca reduzir os preços dos games importados no País, Moacyr Alves Junior., a quantidade de peças varia de acordo com cada título.
O 2.º Dia do Jogo Justo contará com a participação de 29 redes varejistas que comercializarão os games em promoção. A lista com as revendas participantes será divulgada nos próximos dias, segundo a organização do evento.
Além disso, a venda online, alvo de reclamações na 1.ª edição, terá mais opções para os consumidores neste próximo Dia do Jogo Justo. “Teremos pelo menos quatro lojas vendendo os games online para todo o País, como uma forma de tentar evitar problemas com quedas de sites”, disse Alves Junior.
Debate
Apesar de ser o principal atrativo para o público, o próximo evento - tal como na primeira edição - não ficará restrito às promoções dos games. O site oficial do Jogo Justo divulgou na semana passada as atrações do primeiro dia (21/5), que terá palestras e debates sobre o mercado de games no Brasil. Confira aqui a programação.
Games em promoção
Confira abaixo a lista completa com os títulos em promoção no 2º Dia do Jogo Justo:
Consoles de mesa
- Call of Duty: Black Ops (PS3 e Xbox 360)
- Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 (PS3 e Xbox 360)
- Fallout New Vegas (PS3 e Xbox 360)
- Vanquish (PS3 e Xbox 360)
- Castlevania: Lords of Shadow (PS3 e Xbox 360)
- Marvel vs. Capcom 3 (apenas PS3)
- Donkey Kong Country Returns (Wii)
- Fling Smash (Wii)
- Mario Galaxy 2 (Wii)
- New Super Mario Bros (Wii)
- Wii Party (Wii)
Portáteis
- Legend Of Zelda: Spirit Tracks (DS)
- Golden Sun: Dark Dawn (DS)
- Pro Evolution Soccer 2011 (PSP)

Star Fox 64 3D recebe data de lançamento nos Estados Unidos

A Nintendo marcou para 11 de setembro o lançamento de Star Fox 64 3D (3DS) nos Estados Unidos. O game será um remake do clássico lançado catorze anos atrás para Nintendo 64.
No portátil, o jogo virá com gráficos e som retrabalhados, suporte para o giroscópio e câmera e novos modos multiplayer. De resto, será o mesmo jogo que saiu no 64-bits.
Star Fox 64 saiu em 1997 e trouxe muitos dos cenários que seriam adicionados ao cancelado Star Fox 2 de Super Nintendo, que estava previsto para sair alguns anos antes.

Polícia espanhola prende três suspeitos pelo ataque à PSN

A polícia espanhola prendeu três suspeitos de participarem dos ataques à rede PlayStation Network. Segundo a agência de notícias Reuters, os três também estiveram envolvidos em ataques cibernéticos às redes bancos BBVA e Bankia e da companhia de energia elétrica italiana Enel SpA.
Os três suspeitos têm por volta de 30 anos e fazem parte do grupo hacker Anonymous. De acordo com comunicado divulgado pela a polícia espanhola, “[o grupo] está estruturado em células e faz ataques simultâneos utilizando computadores ‘zumbis’ espalhados pelo mundo”. O release explica ainda que “a OTAN (Organização do Tratado das Nações Unidas) considera estes grupos uma ameaça porque eles podem, inclusive, derrubar a estrutura administrativa de um país inteiro”.
A PlayStation Network saiu do ar no dia 20 de abril, e as primeiras informações da própria Sony davam conta de que o problema teria sido realmente causado por um ataque hacker. No final de abril a companhia soltou, em seu blog oficial, um comunicado alertando os usuários sobre o risco de que suas informações pessoais, incluindo endereço e até número de cartões de créditos, possam ter sido roubadas.
A rede voltou no último dia 2, mas com funcionalidades limitadas. Para compensar os quase 70 milhões de usuários afetados, a companhia deu início ao programa “welcome back”, que distribui quatro títulos gratuitos (a serem selecionados de uma lista definida pela própria Sony) por download.

“Skyward Sword” não será lançado para Wii U, diz presidente da Nintendo

Anunciado inicialmente para GameCube, “The Legend of Zelda: Twilight Princess” também ganhou uma versão para Wii, agradando aos proprietários de ambas as plataformas. Entretanto, Reggie Fils-Aime, presidente da divisão americana da Nintendo, disse que isso não vai acontecer com “The Legend of Zelda: Skyward Sword” no Wii U.
Falando ao site VentureBeat, Fils-Aime afirmou que não será possível disponibilizar o game na nova plataforma porque “ele foi projetado para jogar com o controle do Wii”. Perguntado em seguida sobre a demonstração de “Skyward Sword” no controle do Wii U, o executivo disse que aquilo foi feito para mostrar como Link ficaria caso exibido em um aparelho com suporte à visualização de 1080p.
Combates apurados
“The Legend of Zelda: Skyward Sword” está em desenvolvimento tendo o Wii MotionPlus como pré-requisito, com um visual mais colorido e bonito. Entre suas principais novidades estão o controle inovador a partir do acessório e a forma como se interage com cenário, itens e inimigos. O jeito de manejar a espada também é crucial para enfrentar os oponentes, pois há inimigos que só são derrotados com um corte lateral, por exemplo.
Um dos novos itens é uma espécie de besouro controlável que Link solta pelo cenário e o acompanha para coletar itens de difícil alcance ou até atacar inimigos. Este “bichinho” é controlado pelo Wii Remote, com visão em terceira pessoa. Obviamente, outros elementos clássicos estarão de volta no game, como o uso de bombas – aliás, o besouro pode carregar esses explosivos – e o arco e flecha.
Exclusivo para Wii, “The Legend of Zelda: Skyward Sword” está agendado para o final do ano.

Sony diz que "não há como garantir a segurança das redes de videogames”

Segundo o diretor executivo da empresa, Howard Stringer, nenhum site está seguro neste mundo “novo e ruim”.
Depois de quase um mês com a rede do PlayStation fora do ar, o diretor executivo da Sony, Howard Stringer, falou sobre as acusações de falta de segurança, demora na divulgação e tempo excessivo para restaurar os serviços.

Pressionado pelo caso, o executivo mostrou pessimismo quanto ao futuro da segurança na Internet. Em entrevista ao Wall Street Journal, ele afirmou que “não é possível garantir a segurança das redes de games ou de qualquer site no novo e mau mundo do cibercrime”.

Ele afirmou que  manter a segurança dos serviços é um processo sem fim e que os criminosos da Internet podem, um dia, atingir o sistema financeiro ou mesmo os controles do tráfego aéreo.

A Sony desligou seu serviço de games online  depois de descobrir no dia 19/4 que seu data center em San Diego tinha sido vítima de um ataque de crackers (criminosos da Internet), que resultou no acesso a milhões de dados de usuários, como nomes, endereços de e-mail e senhas.

Nesta segunda (16/5), a Sony divulgou um comunicado anunciando que dará jogos para seus usuários, como uma forma de agradecer aos milhões de jogadores pela “paciência, apoio e lealdade durante o período de indisponibilidade do serviço”.

Segundo analistas, os prejuízos da Sony com o caso podem chegar a 24 bilhões de dólares.